SAIBA COMO AJUDAR

Cuidadora de idosos faz apelo para recuperar exames e documentos furtados no Centro de BH

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
26/01/2023 às 17:56.
Atualizado em 26/01/2023 às 18:16
 (Raíssa Pedrosa / Hoje em Dia)

(Raíssa Pedrosa / Hoje em Dia)

Uma cuidadora de idosos teve uma ideia "inusitada" para recuperar uma bolsa que foi furtada enquanto esperava um ônibus no Centro de BH: colar cartazes pedindo a devolução de exames e documentos. Apesar de o furto ter ocorrido no final do ano passado, ela ainda mantém a esperança de recuperar os pertences.

Eliana Avelar, de 57 anos, é pesquisadora estatística, mas atua como cuidadora da Luíza Alves Leroy, de 83, e de José Raimundo Santana, de 84, que é diagnosticado com princípio de Alzheimer e problema no rim. Devido às condições de saúde dos idosos, a cuidadora trabalha em horário integral. “Eles moram lá em casa comigo. Os dois têm suas debilitações e eu ajudo no que posso”, disse Eliana.

Ela contou que, em 6 de dezembro de 2022, quando estava saindo de uma consulta com Luiza, na região Central da cidade, percebeu que estava no ponto de ônibus errado e precisou segurar na mão da idosa para correrem até o ponto correto, mais à frente, para pegar o coletivo que já vinha se aproximando.

Por conta da correria, a cuidadora acabou esquecendo a bolsa em cima de um banco do ponto de ônibus. Mas quando se deu conta, já estava dentro do veículo. Ela chegou a retornar ao local, mas os pertences não estavam mais lá.

Na bolsa furtada havia documentos importantes, além de exames dos idosos, receitas de remédios controlados que demoraram meses para conseguir no SUS, receitas de tratamento contra câncer de mama e cartões de vacinas.

Pela importância do conteúdo da bolsa, Eliana Avelar teve a ideia de colar cartazes no ponto de ônibus em que perdeu a bolsa, implorando pela devolução dos documentos, exames e receitas. “Eu colei os cartazes na sexta-feira, 13 de janeiro. A ideia surgiu em um momento de desespero. Nossas vidas estão naquela bolsa e meu medo é que alguém use o documento de forma indevida, se passando por nós”, informou a cuidadora.

A cuidadora Eliana Avelar, com colete verde, ainda tem esperança de recuperar os documentos (Pedro Melo / Hoje em Dia)

A cuidadora Eliana Avelar, com colete verde, ainda tem esperança de recuperar os documentos (Pedro Melo / Hoje em Dia)

Eliana registrou um Boletim de Ocorrências e foi orientada a procurar nas lojas próximas para ver se alguém teria deixado a bolsa nos estabelecimentos. Desde dezembro, ela costuma ir regularmente às lojas na esperança de terem devolvido os pertences.

Como ajudar
A cuidadora disponibilizou o celular pessoal para que pessoas possam entrar em contato caso tenham alguma informação sobre a bola ou os documentos: (31) 98968-2319. Ela aproveitou para fazer um apelo: "Eu peço que quem tenha alguma informação, possa me ajudar ligando ou entrando em contato pelo WhatsApp. A gente realmente necessita dessa bolsa".

(Pedro Melo / Hoje em Dia)

(Pedro Melo / Hoje em Dia)

Correios
Achou um documento e não sabe o que fazer com ele? Os Correios possuem um serviço de "achados e perdidos" que mantém armazenados por 60 dias os documentos entregues nas agências.

Para resgatar um documento perdido, é preciso pagar uma taxa. Acesse o sistema "Achados e Perdidos" no portal dos Correios ou procure a agência central de sua cidade e faça uma consulta. Outra opção é ligar na Central de Atendimento dos Correios: 3003-0100.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por