Curitiba, a bela cidade jardim é reconhecida pela ecologia

Paulo Leonardo - Do Hoje em Dia
19/09/2012 às 11:14.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:24
 (MAURILIO CHELI/SMCS)

(MAURILIO CHELI/SMCS)

Oficialmente, a primavera no Hemisfério Sul começa às 10h49 (horário de Brasília) deste sábado, 22 de setembro. O calor já chegou antes, despejando o inverno. O tempo seco persiste, mas daqui a algumas semanas deve começar a chover, segundo as previsões da meteorologia.

E que tal homenagear a estação das flores e do calor com uma viagem a Curitiba, nossa “cidade jardim”. Famosa pelas ousadias e soluções urbanísticas, a capital paranaense também é conhecida como uma cidade ecologicamente correta.

Com o tempo claro, os passeios ao ar livre por Curitiba são altamente recomendáveis. É uma cidade bastante agradável, que preservou muito da influência dos colonizadores europeus.


Cidade dos parques

Os turistas vão atrás dos passeios nos parques da cidade – com destaque para o Jardim Botânico e a Pedreira Paulo Leminski, onde está a Ópera de Arame – e, claro, a ótima gastronomia.

Curitiba, que dispõe de uma das melhores infraestruturas urbanas do Brasil, tem belas atrações turísticas. O Jardim Botânico, citado há pouco, tem como ponto mais visitado a bela estufa, de traços inspirados no Palácio de Cristal de Londres.

Outra atração é o Teatro Paiol, cuja construção circular, de 1906, funcionou como um antigo depósito de pólvora do exército.

O Instituto Municipal de Turismo - Curitiba Turismo (CTUR) investe na criação de novos roteiros, lançando a campanha “Novo em Curitiba, vale a pena ver”, mostrando oito atrações que criadas ou revitalizadas nos últimos anos, como os parques Cambuí e Lago Azul; o Jardim das Sensações (no Jardim Botânico); o Mercado de Orgânicos; e o Paço da Liberdade; e a Linha Turismo.

A Linha Turismo, aliás, tem como grande destaque os ônibus de dois andares (“double-decker”), panorâmicos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por