Curso para produtores rurais e famílias que vivem no campo no Norte de Minas

Jornal O Norte
06/02/2007 às 11:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:57

· O Senar- Serviço nacional de aprendizagem rural, regional Montes Claros,  retorna às suas atividades em 2007 e divulga o cronograma do mês de fevereiro para os cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção social.

A FPR-Formação profissional rural é um processo educativo que capacita profissionais para o mercado de trabalho rural. As ações de FPR possibilitam ao produtor e ao trabalhador rural adquirir conhecimentos, habilidades e condições técnicas para o pleno exercício de uma ocupação.

O Senar oferece, segundo a assessoria de imprensa, cursos profissionalizantes em várias áreas de atividades agropecuárias , que são desenvolvidas sob a forma de: qualificação. Capacita o indivíduo, jovem candidato ao primeiro trabalho, ou profissional que esteja mudando de profissão, para o exercício de uma profissão existente no mercado de trabalho rural. Aperfeiçoamento: programação destinada ao profissional que já exerce seu ofício, mas que necessita melhorar seu desempenho em determinados segmentos. Especialização: possibilita ao profissional aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades em área específica de uma profissão que já exerce.

Atualização: destinada ao profissional que necessita adquirir novos conhecimentos e/ou desenvolver habilidades para o exercício de sua profissão, em decorrência de mudanças tecnológicas no processo produtivo.

Durante o mês de fevereiro, no Norte de Minas, o Senar vai oferecer cursos de bovinocultura de leite; apicultura; doma racional de equídeos; curso para quem trabalha na operação e na manutenção de tratores agrícolas; produção de conservas vegetais, compotas, frutos cristalizados e desidratados; e curso de aplicação de agrotóxicos.

Os primeiros municípios a receber os treinamentos são: Pintópolis, Bocaiúva, Manga, Pai Pedro, Catuti, São Francisco, Itacambira e Engenheiro Navarro.

E nos cursos de Promoção social, as cidades de manga e São Francisco vão receber cursos de higiene, conservação e armazenamento de alimentos, além do curso de saúde reprodutiva.

As atividades de Promoção social são voltadas para as famílias dos trabalhadores e produtores rurais e visam ao desenvolvimento das aptidões pessoas e sociais da família rural, numa perspectiva de dignidade e melhor qualidade de vida.

Conforme a assessoria elas têm enfoque educativo, caráter preventivo, guardam complementariedade com as ações de Formação profissional rural e, sempre que possível, contribuem com ganhos econômicos para a família.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por