Cursos do Senar ensinam trabalhadores rurais a cuidar de grandes e pequenos animais

Jornal O Norte
10/02/2011 às 10:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:21

De volta às suas atividades em 2011, os Sindicatos de produtores rurais de municípios do Norte de Minas, em parceria com o Senar Minas, realizam até 12 de fevereiro, 14 cursos de profissionalização e promoção social. Dentre eles, acontece no Haras 3R no município de Montes Claros, o curso Trabalhador na Equideocultura/Equitação.

A criação de cavalos de raça, principalmente os Mangalarga Machador e Quarto de Milha, tem atraído dezenas de produtores no Norte de Minas, a atividade vem crescendo muito nos últimos anos, segundo informações do Núcleo do Cavalo do Norte de Minas.

Conforme o criador de cavalos da raça Mangalarga, Alexandre Nobre, no Norte de Minas os animais são usados principalmente na prática de esportes como: cavalgadas, vaquejadas, team penning, argolinha e para o trabalho na lida com o gado.

- Mas a atividade tem esbarrado em um problema, a falta de profissionais qualificados para o manejo e trato destes animais.

Outros cursos na área animal, que também vêm atraindo muita demanda na região, são os de Avicultura Básica e Suinocultura que estão sendo realizados esta semana nos municípios de Ponto Chique e Luislândia.

Segundo o zootecnista e instrutor, Fernando Tadeu Rodrigues Pereira, com o crescimento do agronegócio, vem crescendo também a demanda por cursos ligados a área animal na região, como equitação, doma, casqueamento, inseminação de bovinos e ovinos, criação de suínos e galinha caipira, dentre outros.

- Os cursos na área animal, tem o objetivo de levar informações sobre manejo, nutrição, sanidade, treinamento e cuidados necessários para o bom desempenho das atividades e trato dos animais, especializando a mão de obra e consequentemente aumentar a renda dos trabalhadores rurais – finalizou. (Ascom Senar)

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por