(Sérgio Melo/Especial para o Auto Papo)
Você deseja uma “custom”? Quer pagar a metade das mais baratas tradicionais? E não se importa com um desempenho comedido? Seus problemas acabaram, a Dafra Horizon é a solução! Fiel às americanas da década de 50 e 60 e fabricada em parceria com a Daelim, ela é muito bonita e bem acabada. A profusão de cromados, pintura em duas cores, marcador sobre o tanque e velocímetro tipo “caneco”, produzem um visual impressionante. Só faltaram os alforjes em couro e o apoio “syssi bar”.
A posição de pilotagem largadão, com os pés para frente e braços esticados estilo “seca sovaco” é agradável e passa descontração. O assento único em dois níveis é macio, mas a parte do garupa deveria ser maior, para ele não ter que ficar agarrado ao piloto com medo de cair. Os freios são exagerados. Para uma moto de baixa cilindrada, dois discos na frente e um atrás, é mais que o suficiente, só faltou o ABS.
É no motor que a situação se complica. Não que o rendimento do propulsor 250 cm³ seja baixo, ele gira suave e produz elogiáveis 23 cv. O problema é que para uma “custom” corpulenta, com visual chamativo e naturalmente desejada para as estradas, o motor é pequeno e não permite sobra de potência para as ultrapassagens e subidas mais fortes com garupa.
Dafra Horizon 250
O QUE É?
Categoria “Custom” de baixa cilindrada.
ONDE É FEITA?
Montagem em Manaus, com componentes da sul-coreana Daelim.
QUANTO CUSTA?
R$ 16.790
COMO ANDA?
Motor monocilíndrico 250 cm³, 23 cv, torque de 2,2 quilos a 7.000 rpm, velocidade máxima de 125 km/h e aceleração de 0 a 100 em 10,4 segundos. Com apenas 250 cm³ de cilindrada, as arrancadas e retomadas deixam a desejar, sobretudo nas subidas com garupa.
COM QUEM CONCORRE?
A única concorrente direta atualmente no mercado é a Kasinski Mirage 250, que custa R$ 13.990.
COMO BEBE?
Movida à gasolina, em percurso misto cidade/estrada, fez 32,1 km/l.
COMPORTAMENTO
A ciclística é elogiável. Nas curvas “manda” super bem, com ótima aderência e suspensão firme. Conforto nos buracos e quebra-molas, mesmo com garupa. O pneu traseiro com perfil alto contribui muito para isso. Em movimento os engates são suaves e precisos. Parado, é difícil encontrar o “neutro”.
ACABAMENTO
Componentes e materiais de boa qualidade, montagem primorosa, pintura em duas cores bem trabalhada e, generosa aplicação de cromados e metais com elogiável acabamento. Destoam do conjunto, dois parafusos “Allen” na carenagem cromada sobre o tanque de combustível.
CONCLUSÃO
Uma moto econômica, ideal para os iniciantes ou quem procura uma opção com menor custo. Confortável, permite logos percursos sem cansaço. Sem garupa é ágil na cidade e encara as estradas sem muita pressa, com garupa as retomadas são difíceis e nas subidas perde-se muita velocidade.
PONTOS POSITIVOS
ESTILO
ACABAMENTO
PREÇO
PONTOS NEGATIVOS
DESEMPENHO
FALTA ABS
ASSENTO PEQUENO DO GARUPA