'Fala muito'

De amigos a rivais, Felipão e Tite se reencontram em 'decisão' pelo título Brasileiro

Treinadores protagonizam uma das maiores rivalidades entre técnicos do Brasil

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
28/11/2023 às 14:32.
Atualizado em 28/11/2023 às 15:00
Técnicos se reencontram em final antecipada do Campeonato Brasileiro (Montagem - Pedro Souza/ Atlético - Reprodução/ Redes Sociais)

Técnicos se reencontram em final antecipada do Campeonato Brasileiro (Montagem - Pedro Souza/ Atlético - Reprodução/ Redes Sociais)

O duelo entre Atlético e Flamengo, nesta quarta-feira (29), às 19h30, no Maracanã, além de ser direto na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, também marca o reencontro entre Felipão e Tite, que já ficou marcado no passado por uma frase que virou meme: “Fala muito, fala muito”.

O fato aconteceu quando se enfrentaram na semifinal do Campeonato Paulista de 2011. Durante a partida, Tite se irritou com Felipão e proferiu a frase que viralizou no mundo esportivo. No ano anterior, a amizade entre os gaúchos de nascença, já havia sido abalada e transformada em uma grande rivalidade. 

Na penúltima rodada da competição daquele ano, o Corinthians, de Tite, dependia do Palmeiras, de Felipão, para se sagrar campeão. Se o Porco vencesse o Fluminense, o Timão assumiria a liderança. No entanto, isso não aconteceu e o troféu ficou com o Flu. Para Tite e muitos jornalistas da época, o time de Scolari havia “entregado” o campeonato para prejudicar o rival. 

Os treinadores se conheceram no Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, na década de 70.  Lá, Luiz Felipe Scolari foi de estagiário a professor de Educação Física e Adenor Bacchi, o Tite, um dos alunos. 

Alternando entre o cargo pedagógico e a função de zagueiro no time profissional do Caxias, Felipão enxergou talento em Tite nos jogos de futsal da escola e o levou para as categorias de base do clube gaúcho. Apesar de não terem atuado juntos nos gramados, ambos se firmaram como jogadores de futebol e estabeleceram uma forte amizade até o fatídico ano de 2010.

Em entrevista, Tite chegou a mencionar a relação estremecida , sem deixar de ser grato a Scolari pelo feito do passado. “Gratidão eu tenho pelo início, por conselhos e orientações. Depois desse jogo de 2010, passou a ser uma relação profissional.Não perdi a gratidão, mas eu comecei a ver com outros olhos”, disse o treinador.

Assim como Adenor, Felipão também comentou sobre a fala do ex-velho amigo.”Essa palavra (gratidão) não existe mais. Você acha isso correto de quem tu conhece há 30 anos, de quem te abriu todas as portas? Quem te deu a oportunidade de ser jogador do Caxias, de começar na carreira e arranjar lugares fora do Brasil para trabalhar? Essa é a gratidão?”, ressaltou Scolari em entrevista à ESPN, em 2017.

A expectativa para o reencontro é se ambos irão se cumprimentar cordialmente, como acontece entre os treinadores antes e depois da bola rolar. Durante a partida, as atenções também estarão no banco de reservas para ver se um deles irá “falar muito” durante. 

O jogo, pode colocar o Flamengo, de Tite, no topo da tabela, e tirar o Galo, de Felipão, da briga pelo caneco, ou fazer com que o alvinegro alcance a mesma pontuação (63) do Rubro Negro, restando dois jogos para o fim do Brasileirão.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte

Leia mais 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por