(Mônica Ramos/PBH)
Um canal exclusivo de emissão de alertas para moradores, comerciantes, pedestres e motoristas que utilizam a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, foi criado pela Defesa Civil de Belo Horizonte.
Pelo aplicativo Telegram, previsões e avisos de atenção sobre os risco provocados pelas chuvas serão repassados para a população. Qualquer usuário do aplicativo pode acessar o canal clicando aqui.
Nas redes sociais, como Facebook e Twitter, a Defesa Civil também fará alertas sobre os perigos causados pela chuva. O órgão pode ser encontrado como @defesacivilbh.
“A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de acordo as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Este é um projeto piloto, não podemos permitir que haja vítimas de desastres naturais por falta de informação”, avalia o coordenador, Alexandre Lucas.
A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e corretivas com foco na mitigação dos riscos. "Precisamos que a população receba as informações e adote a prevenção por meio de ações de autoproteção e proteção comunitária”, completou.
Nesta sexta-feira (22), a partir da 9h, equipes da Defesa Civil e Urbel vão percorrer todos os endereços da Av. Vilarinho realizando o cadastro e a divulgação do canal para emissão de alertas exclusivo para região.