Defensor de 23 anos se destacou no empate do clássico contra o Atlético, no último sábado (30)
João Marcelo foi titular em nove partidas nesta temporada (Staff Images/ Cruzeiro)
Destaque do Cruzeiro no clássico deste sábado (30), o zagueiro João Marcelo tem sido uma peça importante para o sistema defensivo de Nicolás Larcamón. De acordo com o site “Sofascore”, o zagueiro tem 94% de acerto no passe, número expressivo para quem joga na posição.
O portal de estatísticas também registrou que João Marcelo venceu 67% dos duelos aéreos, garantindo assim, mais segurança para o Cruzeiro. Além disso, nos nove jogos como titular, a Raposa foi vazada em quatro, sendo derrotado apenas uma vez. Outro bom número do defensor é que ele cometeu apenas três faltas e não recebeu cartão amarelo.
O camisa 43 começou a ganhar a confiança do técnico argentino no primeiro clássico de 2023, em que o Cruzeiro venceu o Galo por 2 a 0, na Arena MRV. O zagueiro foi titular devido à suspensão de Neris, que havia sido expulso no confronto diante do Athletic, na semana anterior ao duelo com o rival.
Curiosamente, o defensor só não foi acionado por Larcamón neste ano na derrota para o Sousa-PB, por 2 a 0, na Copa do Brasil. Em todos os outros jogos celestes, João Marcelo foi titular.
No último sábado (30), apesar da Raposa ter sido vazada duas vezes no primeiro tempo, o zagueiro também contribuiu no setor ofensivo. João Marcelo deu assistência para o gol de Dinenno, que marcou o segundo tento celeste e empatou o jogo contra o Atlético, na Arena MRV.
João Marcelo está emprestado ao Cruzeiro pelo Porto, de Portugal, até junho. Caso queira adquirir o atleta em definitivo, o clube mineiro terá de desembolsar 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões).
João Marcelo em 2024
Dupla com Zé Ivaldo
Além do bom desempenho individual de João Marcelo, o bom momento do sistema defensivo do Cruzeiro pode ser explicado pela dupla do defensor com Zé Ivaldo. Com os dois em campo, a Raposa só sofreu gol no triunfo sobre o Democrata, em Governador Valadares, por 3 a 1.
Em outras seis partidas da temporada, o time celeste não teve ao menos um dos zagueiros em campo. Na estreia do Mineiro, por exemplo, diante do Villa Nova, Larcamón escalou Neris e Palacios como titulares, enquanto a dupla ficou como opção no banco de reservas.
Neste começo de ano, o Cruzeiro sofreu dez gols, sendo oito no Campeonato Mineiro e dois na Copa do Brasil.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais