Garantir a classificação matemática ao Mundial da Rússia com cinco rodadas de antecipação e decretar a maior sequência de vitórias da história da Seleção numa mesma Eliminatórias. As duas marcas que podem ser alcançadas pelo Brasil, na partida da próxima quinta-feira (23), às 20h, contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, transformariam Tite ainda mais numa unanimidade, diante do belo trabalho que ele realiza desde que ocupou a vaga de Dunga, após a Copa América do Centenário, no ano passado.
Para buscar a vitória em Montevidéu, Tite não contará com o destaque do seu time nas seis partidas em que comandou a Seleção Brasileira nestas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Com fratura no quinto metatarso do pé direito, o atacante Gabriel Jesus, que marcou cinco gols nestes seis jogos, está fora dos confrontos contra Uruguai e Paraguai, adversário do dia 28, no Itaquerão em São Paulo, pela 14ª rodada.
O atacante do Manchester City, da Inglaterra, só deve voltar a defender a Seleção Brasileira, nas Eliminatórias, nos jogos contra o Equador, em casa, dia 31 de agosto, e Colômbia, como visitante, em 5 de setembro.
Sem a sua peça mais importante neste início de trabalho, Tite tem pouco tempo para definir quem vai comandar o ataque do Brasil diante do Uruguai, na quinta-feira.
As maiores chances são de Roberto Firmino, do Liverpool, da Inglaterra, que já vinha fazendo parte do grupo do treinador desde o ano passado.
A outra opção, e menos provável, é Diego Souza, do Sport, que tem menos mobilidade.
O primeiro treinamento da Seleção para as partidas contra Uruguai e Paraguai foi nesta segunda-feira (20) à tarde, no CT do Corinthians. E Tite contou apenas com 14 dos 23 jogadores convocados para os dois jogos.
O grupo só estará completo nesta terça-feira (21), quando o trabalho será realizado no CT do São Paulo, na Barra Funda. Logo depois acontece a viagem para Montevidéu.
Uruguai
Se Tite não conta com Gabriel Jesus, no Uruguai o técnico Oscar Tabárez não poderá escalar o atacante Suárez, companheiro de Neymar e Messi no Barcelona, da Espanha, que está suspenso.
Além do seu goleador, ele não terá o goleiro titular Muslera, do Galatasaray, da Turquia, que também está suspenso. Martín Silva, do Vasco, será o titular. O veterano Álvaro Pereira, machucado, é mais um que desfalca a Celeste Olímpica diante do Brasil.
Em compensação, Tabárez terá o atacante Cavani, do PSG, da França, artilheiro das Eliminatórias Sul-Americanas com oito gols.