WASHINGTON - A Booz Allen, empresa que prestava consultoria ao Departamento da Defesa dos EUA, informou nesta terça-feira (11) que demitiu Edward Snowden, o jovem de 29 anos que revelou à imprensa os programas secretos de monitoramento de internet e telefone do governo americano.
"Snowden, que recebia um salário de 122 mil dólares, foi desligado em 10 de junho por ter violado o código de ética e a política da empresa", informou a companhia em um comunicado.
"As notícias de que este indivíduo se diz responsável pelo vazamento de informações confidenciais são chocantes, e se forem verdade, isso representa uma grave violação ao código de conduta e dos valores fundamentais da nossa empresa", completa a nota.
Notícias anteriores afirmaram que Snowden recebia 200 mil dólares por ano, e não ficou claro pelo comunicado da Booz Allen se a informação estava equivocada ou se Snowden recebia bônus e gratificações além do seu salário de 122 mil dólares.
A empresa prometeu cooperar com as autoridades na investigação da falha de segurança na Agência Nacional de Segurança, onde Snowden trabalhou como terceirizado nos últimos anos.