(Divulgação)
Deixe a preguiça de lado e reserve alguns minutos do dia para retirar a maquiagem. A make ficou linda e a balada foi perfeita. Mas, ao chegar em casa, o desafio de qualquer mulher começa. Trata-se do processo de retirada por completo daquela maquiagem que te ajudou a “divar” na noite.
Não dá para se jogar na cama sem antes tirar todos os resíduos de base, blush, rímel, sombra e companhia. Caso contrário, a pele não responderá nada bem. O que fazer? Basta recorrer ao básico e indispensável demaquilante. Para isso, um produto de qualidade é parte fundamental do processo de limpeza da pele.
Acordar, olhar para o espelho e enxergar um panda não é a melhor forma de começar o dia. Os resquícios de maquiagem resultam, por exemplo, no envelhecimento precoce, surgimento de cravos e espinhas e na abertura de poros. Para retirá-la é importante ter paciência, pois o processo precisa ser realizado sem pressa, e o sono não pode ser desculpa para o descuido.
O que não vale é comprar aquele produtinho “mágico” que a amiga indica, já que o melhor para ela pode não ser para você. Para começar o passo a passo de forma correta é importante saber qual é o seu tipo de pele.
De acordo com a maquiadora Mariela Ferreira, as opções à base de água ou gel, menos prejudiciais, são indicadas para as peles mais oleosas. “Já as peles secas ou normais possibilitam o uso de demaquilantes cremosos ou bifásicos”.
Mais proteção
O processo não para por aí. A finalização com água e sabonete neutro contribui bastante para o sucesso da tarefa. É importante lembrar que as áreas dos olhos e lábios são mais sensíveis e, dessa forma, é legal pensar num produto que realize bem o papel nesses locais. Portanto, usar algo específico para essas áreas minimiza as chances de irritação da pele.
“Um cuidado que pode ser tomado é retirar a maquiagem utilizando um cotonete com um pouco de demaquilante e hidratar a região após a limpeza da pele”, orienta a maquiadora Marina Pelli.
Algumas mulheres optam pelo uso de maquiagem 24 horas. Porém, é importante lembrar que, muitas vezes, o rímel que oferece essa duração danifica os cílios e tem difícil remoção. Por isso, é bom ter cuidado extra.
Vale dizer que tanto no mercado daqui quanto no de fora existem várias e boas marcas de demaquilantes. Só não vale deixar de usá-los.