Serra do Curral

Deputada espera abertura de CPI 'o mais breve possível' para investigar licença de mineração

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
09/05/2022 às 13:31.
Atualizado em 09/05/2022 às 16:58
 (Valéria Marques/Hoje em dia)

(Valéria Marques/Hoje em dia)

A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo de licenciamento para mineração na Serra do Curral pode estar próxima de acontecer. A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), endossa o pedido realizado pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede) para a instauração da CPI na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e espera que comece "o mais rápido possível".

A missão da comissão será apurar possíveis irregularidades no processo e até a última sexta-feira (6) haviam sido recolhidas 24 das 26 assinaturas necessárias para o requerimento ser entregue ao plenário para leitura do requerimento. Contudo, só as assinaturas não bastam. O presidente da ALMG precisa ler o requerimento para aprová-lo.

"É inaceitável e ilegal o que aconteceu", afirmou Beatriz Cerqueira, na manhã desta segunda-feira (9), durante visita ao local onde deve ser implantado do complexo minerário da Taquaril Mineração (Tamisa). 

A deputada também disse que essa não será a única visita técnica. "Faremos outras visitas para continuar mostrando o que pode acontecer com o meio-ambiente", contou.

A visita de hoje deve resultar na produção de um relatório técnico a ser apresentado à Comissão de Administração Pública, que apreciará o conteúdo do documento. Não há prazo para que isso aconteça, mas a expectativa é que o processo não demore.

Questionada sobre as falas de quem defende a mineração, Beatriz foi taxativa: "Nossa visita técnica mostra que os impactos são irreversíveis e a mineração é ilegal", destacou.

A reportagem do Hoje em Dia procurou o governo de Minas e a Tamisa, que foram convidados a acompanhar a visita técnica, sobre a ausência no local e aguarda retorno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por