Deputadas protestam contra Cunha e ocupam Mesa Diretora da Câmara

Da Redação
Hoje em Dia - Belo Horizonte
27/04/2016 às 22:54.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:09
 (Reprodução/facebook)

(Reprodução/facebook)

Uma confusão envolvendo deputados e deputadas federais provocou a interrupção da sessão na Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (27). A sessão discutia a criação de novas comissões e mudanças nos colegiados permanentes após as recentes trocas de legendas realizadas por vários parlamentares.

Segundo o site Congresso em Foco, a confusão teve início quando o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não acatou pedidos de verificação nominal de um projeto de resolução que cria comissões permanentes, reunindo no colegiado destinado às mulheres outras categorias sem relação direta com o propósito original.

Diante da postura de Cunha, que não deu ouvidos aos apelos das deputadas, um grupo de parlamentares ocupou a Mesa Diretora e as duas tribunas. Dessa maneira, impediu-se que o deputado João Campos (PSDB-GO), aliado de Cunha, pudesse usar um dos microfones e dar continuidade à sessão.

Ainda de acordo com o site, algumas deputadas cercaram Eduardo Cunha. Quando o presidente se levantou para ir à reunião de líderes, as mulheres ocuparam a Mesa Diretora e não mais saíram de lá.

A deputada Moema Gramacho (PT-BA) era uma das mais exaltadas. “Somos contrárias a este formato que está colocado aqui, que visa suprimir direitos conquistados pelas mulheres”, reclamou a parlamentar baiana à TV Câmara, dizendo que um “jabuti” (texto estranho ao tema do projeto) havia sido colocado na matéria, alterando o Código Penal de 1940 no ponto sobre aborto em caso de estupro.

“Esse projeto inviabiliza isso. Os direitos sobre o nosso corpo, sobre a maternidade, estão subtraídos aqui nesse processo”, acrescentou a deputada. A sessão foi retomada cerca de meia hora depois após acordo para voto nominal da questão.

Vários deputados presentes gravaram a confusão e publicaram os vídeos nas redes sociais. Veja abaixo!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por