Derivado de leite é uma alternativa para produtores rurais

Jornal O Norte
13/05/2009 às 10:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:58

Da Ascom/Senar

A produção de leite em Minas Gerais, registrou uma produção de cerca de 8 bilhões de litros em 2008. Segundo informações da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção de leite vem crescendo a cada ano em Minas Gerais, e representa atualmente 30% de toda a produção nacional.

No mercado interno, o consumo de leite e derivados vem aumentando, consequência da melhoria de renda da população brasileira. Diante do bom cenário, a atividade de produção de derivados, está atraindo muitos produtores no Norte de Minas, gerando grande demanda pelo curso Trabalhador na Produção de Derivados de Leite do Senar Minas.

Nesta semana, o curso está sendo realizado na cidade de Bocaiuva em parceria com Sindicato dos Produtores Rurais, e tem o objetivo de capacitar as pessoas para a produção de queijo, ricota, mussarela, provolone, requeijão, manteiga, doce pastoso, dentre outros produtos, obedecendo normas técnicas e sanitárias.

Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária, a maioria dos pequenos produtores não obedece as normas sanitárias para produção dos alimentos, o que inviabiliza a comercialização dos produtos, que podem oferecer riscos a saúde do consumidor. 

Conforme a instrutora do Senar, Luciana Godinho Nunes, tecnóloga em laticínios, a produção com as técnicas sanitárias recomendadas é o primeiro passo para a adequação as exigências dos órgãos reguladores. No curso do Senar, os produtores aprendem a importância de produzir obedecendo às normas de segurança alimentar, para a certificação de qualidade da produção pelas autoridades sanitárias e a viabilização da venda do produtos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por