Desertificação: Norte de Minas tem 53% de cobertura vegetal

Jornal O Norte
19/06/2009 às 10:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:02

Janaína Gonçalves


Repórter

Alertar e conscientizar as pessoas sobre a utilização correta dos recursos naturais, tem sido a tarefa da secretaria de Agricultura de Montes Claros. A terça-feira (17), foi o dia dedicado ao combate à desertificação, mas a realização nem sempre condiz com o desejo de melhorar o cenário ambiental das áreas do Norte de Minas.

(foto: XU MEDEIROS)





Segundo Reinaldo Rabelo, o uso indevido do solo


causa grandes prejuízos à sociedade
.

Conforme o secretário adjunto Agropecuário do município, Reinaldo Rabelo, o solo é um recurso natural básico e o seu uso indevido causa grandes prejuízos à sociedade.  - A agricultura predatória, tecnologias inadequadas, uso intensivo de produtos químicos e queimadas são algumas das principais formas de agressão citadas pelos pesquisadores das ciências naturais - diz. Ele aponta ainda o desmatamento, como a principal causa da desertificação, um dos muitos processos de degradação da terra. 

O secretário adjunto explica que a desertificação, que ocorre nas zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas, é o processo de destruição do potencial produtivo. A mineração, as atividades agropecuárias e irrigação mal planejada também desencadeiam o problema, como mostram os estudos de muitas instituições. – Mas é preciso evidenciar que o Norte de Minas  encontra numa situação boa, com uma cobertura vegetal de 53% de preservação e 17 a 21 % são destinada às capoeiras ( mato ralo de pequeno porte) - relata.

PROJETOS X PRODUTORES

Ele explica também que hoje há uma briga entre produtores rurais, uma vez que foi firmado que a área do Norte de Minas seria uma extensão da Mata Atlântica. – Estamos mais para semi-árido, do que para mata atlântica, é uma utopia afirmar que estão incluídos nesta vegetação - indaga Rabelo.

Pensando nisso, a classe rural tem feito reuniões em prol de uma correção através da nova Lei Florestal. – A expectativa é que a classe seja cada vez mais valorizada, ou vez que o campo tem grandes potencialidades de investimento de desenvolvimento do setor econômico da região - avalia.

AÇÕES

Fundo Nacional de Combate a Desertificação e a política de prevenção, que será estabelecida pelo Meio Ambiente, são algumas das ações que podem ser tomadas a curto prazo para conter o avanço do processo de desertificação das regiões já atingidas. Uma outra medida é a recomposição da cobertura vegetal em algumas das áreas.   Para Reinaldo Rabelo, é importante comemorar o Dia Nacional da Conservação do Solo, porque a sociedade está cada vez esta mais esclarecida sobre os reais riscos da não preservação do meio ambiente. - O solo é o nosso suporte - finaliza.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por