(Tata motors/Divulgação)
Batizar um automóvel não é uma tarefa fácil. O significado do nome pode soar agradável em um mercado e uma tragédia em outros. Ford Pinto, Kia Picanto, são exemplos de alcunhas que são motivos de piadas por aqui. Mas a Tata Motors sempre se supera. E depois do assustador Nano (o carro mais barato do mundo) ela conseguiu a proeza de batizar um automóvel que se tornou palavra de repúdio no mundo todo.
O Tata Zica, abreviação de Zippy Car, será apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Nova Délhi, que abre suas portas na próxima quinta-feira. No entanto, com o surto do vírus Zika, que obrigou a Organização Mundial para a Saúde (OMS) a decretar estado de emergência global, os indianos da Tata entraram em desespero.
Eles temem que a associação da doença com o automóvel possa ser catastrófico para a fabricante, que tem o craque Lionel Messi como garoto propaganda da marca. Segundo um comunicado ao jornal britânico, The Guardian, a decisão sobre o nome Zica foi definida há alguns meses, antes do alastramento do vírus transmitido pelo Aedes aegypti, que é um inimigo comum na Índia.
Compacto, o Zica terá três opções de motores, partindo de um 1.2 de 85 cv e 11 mkgf de torque, além de 1.0 turbo de 70 cv e outro 1.4.