(Roger Victor / Defesa Civil BH)
O mês de dezembro terminou com 96 ocorrências de deslizamentos de encostas em Belo Horizonte. Também foi o mês que superou a média histórica de chuvas em quase todas as regiões da cidade. Além disso, foram 50 solicitações de atendimento por causa de alagamentos do dia 1° ao 31 de dezembro, segundo a Defesa Civil.
De acordo com o balanço compilado pelo órgão, a maioria dos deslizamentos de encostas aconteceu na região Nordeste, onde uma mulher de 57 anos morreu após ser soterrada por um barranco que deslizou sobre a casa dela no bairro Conjunto Paulo IV. Ao todo, foram 64 ocorrências de deslizamento nesta região, seguida pela região Norte, que teve 21 deslizamentos de encostas.
A maioria dos alagamentos também aconteceu na região Nordeste. Dos 50 ocorridos em BH no mês de dezembro, 11 aconteceram naquela área.
Ao todo, a Defesa Civil recebeu 717 solicitações de atendimento em BH somente do dia 1° ao 31 de dezembro.
A média de chuvas no último mês do ano, medida em volume, é de 358,9 mm. No entanto, somente as regiões Centro-Sul (344,4mm) e Noroeste (326,6mm) não ultrapassaram esta estimativa. A região Leste registrou um volume de 403mm em dezembro, seguida pelas regiões Nordeste (399,2mm) e Venda Nova (396,2mm).
Leia mais: