Valor é 14,5% maior que do último ano; lojas de rua serão o principal local para compra
Maioria pretende comprar roupas para presentear as mamães (Maurício Vieira)
Uma das datas mais esperadas pelo comércio, o Dia das Mães movimenta lojas de rua e dos shoppings em Belo Horizonte. Quem pretende comprar um presente para agradar a mamãe deve gastar em média R$ 176, valor 14,5% maior do que no ano passado. A informação consta em uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH).
Conforme o levantamento, 79% dos entrevistados que têm intenção de presentear na data vão optar por pagamento à vista. A maioria (28,5%) escolheu dar roupas. As outras opções são cosméticos (24,1%), calçados (16,5%), acessórios (12,7%), itens de floricultura (6,3%), eletrodomésticos (4,4%), livros (3,2%) e guloseimas (3,2%).
De acordo com a pesquisa, os fatores que determinam a escolha dos presentes são o desejo da pessoa a ser presenteada (51,3%), necessidade do homenageado (28,5%), qualidade do produto (10,1%), desconto e/ou preço do produto (8,9%), recomendação de amigos (0,6%) e facilidade de compra e entrega (0,6%).
“O Dia das Mães é uma data carregada de muito afeto e as pessoas fazem questão de presentear as mães, as esposas e as sogras. Em termos de varejo, é a principal data comemorativa do primeiro semestre e é um aquecimento para o segundo”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Onde comprar?
As lojas de rua são o principal local para ir em busca dos presentes, diz a CDL. A internet (23,4%) e os shoppings (22,8%) também foram citados pelos entrevistados. Outros locais mencionados foram feira livre (2,5%), pequenos comerciantes autônomos (1,9%), floricultura (1,3%) e comércio essencial, como mercados (0,6%).
O valor médio dos itens de maior saída são:
Roupas = R$ 117,78
Cosméticos = R$ 144,08
Calçados = R$ 150,96
Acessórios = R$ 106,25
Em comparação ao ano anterior, 41,1% dos entrevistados afirmam que os gastos com os presentes serão maiores. Para 29,7% o valor será igual e para 20,9%, menor. Quando questionados sobre os motivos que os levarão a gastar mais, 78,5% afirmam que é pelo preço elevado dos produtos. Já 21,5% irão comprar um presente melhor.
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL/BH, dentre os que vão reduzir os investimentos, os motivos apresentados foram: orçamento apertado (48,5%), gastos fixos maiores que em 2023 (18,2%), está desempregado (15,2%), endividamento (6,1%), piora do cenário econômico em relação a 2023 (6,1%), presentes mais caros (3%), a pessoa homenageada escolheu um presente de menor valor (3%).
Formas de pagamento
A modalidade de pagamento mais utilizada será à vista (81,6%). Já 18,4% dos consumidores pretendem pagar os presentes a prazo, em até três parcelas. As formas de pagamento citadas foram:
PIX = 25,3%
À vista cartão de crédito = 25,3%
Cartão de débito = 17,7%
Parcelado cartão de crédito = 15,8%
Dinheiro = 13,3%
Parcelado no cartão da loja = 2,5%
“Em comparação ao ano passado, notamos que o uso do PIX como forma de pagamento aumentou, assim como o pagamento à vista no cartão de crédito. Isso nos mostra que os consumidores estão evitando o endividamento e cada vez mais adeptos à digitalização do dinheiro, já que o uso da moeda em espécie nesta data recuou de 22,5%, em 2023, para 13,3%, em 2024”, detalha a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.
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