Dia do Agricultor

Jornal O Norte
29/07/2008 às 23:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:39

- Devemos permanecer batalhadores, não desistindo jamais de acreditar em melhorias contínuas, afinal, alimentamos o Brasil e o mundo. Parabéns agricultor!!!

·  Hoje O NORTE parabeniza o agricultor pelo seu dia. Tantos são os feitos e lavouras hoje os agricultores têm permissão para falar.

É com imensa alegria e satisfação que aproveito a data para congratular o agricultor brasileiro. O trabalho no campo é fruto de nosso suor e de nossa dedicação, os quais permitem que o Brasil seja destaque na agricultura mundial e caminhe a passos largos para a condição de principal país agrícola do Planeta.

Independente das adversidades enfrentadas – sejam climáticas, políticas, econômicas ou estruturais –, não abrimos mão de sempre crer em um futuro melhor para nosso país e nossas famílias. Em função dessa dedicação à atividade agrícola, milhões de empregos, riquezas e excedentes exportáveis são gerados, colaborando para a grandeza do Brasil.

É mais do que evidente que a prosperidade nacional se deve aos milhões de homens, mulheres e jovens que se dedicam ao cultivo de nosso solo fértil. A cafeicultura brasileira – que gera US$ 4 bilhões anualmente –, por exemplo, é responsável por cerca de 8,4 milhões de vagas trabalhistas diretas e indiretas, sendo ela, senão a principal, uma das principais geradoras de emprego no país.

Saliento, ainda, a pujança da agricultura brasileira, a qual, atualmente, é responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto), 40% das exportações e 37% dos empregos do país, conforme dados oficiais do Governo Federal. Além disso, é válido ressaltar que a dedicação de nossos agricultores é responsável pelo saldo positivo na balança comercial. No acumulado dos seis primeiros meses de 2008, as exportações agrícolas nacionais ficaram acima de US$ 20 bilhões, sendo este um recorde histórico ao período, apesar dos empecilhos impostos pelo mercado externo, como as barreiras tarifárias e as políticas protecionistas.

Contudo, não apenas essas dificuldades interferem negativamente na vida do agricultor brasileiro. Recentemente, sofremos também com aumento dos custos de produção, redução dos preços recebidos, quebra da safra e incremento do passivo. Mesmo assim, somos persistentes e batalhamos diuturnamente junto ao Governo em busca de melhorias, não nos deixando abater.

Exatamente por nossa persistência, o agronegócio brasileiro vem explicitando, ano a ano, sua força e importância para a redução das desigualdades sociais e à introdução do país em mercados altamente competitivos devido à globalização. Resumindo a importância do agricultor do Brasil, sou convicto em dizer que, quando o agronegócio vai bem, a economia nacional segue o mesmo caminho, pois todos os outros setores se beneficiam, uma vez que crescem a produção industrial e a procura por mão-de-obra no campo e também na cidade, possibilitando, portanto, que o comércio venda mais e faça girar a economia. (Conselho Nacional do Café)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por