Dia do pescador: história e tradição

Jornal O Norte
29/06/2009 às 10:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:02

Janaína Gonçalves


Repórter

O dia dedicado ao pescador é regado de muitas histórias e tradições. Para aquele que vive em cidades ribeirinhas nas margens do Rio São Francisco, no Norte de Minas, pescar, comer e comercialização o peixe é uma tarefa cotidiana e de muito esforço.

A data 29 de junho, em que também é comemorado o dia de São Pedro, apóstolo pescador e padroeiro dos pescadores, representa para os mesmos, proteção e boa pesca.

Os pescadores que vivem de sua própria produção são encontrados facilmente com suas canoas pelos rios. Esta é a realidade de José dos Santos, de 80 anos, de Pedra de Maria da Cruz. Há mais de 70 anos, a vida dele é pescar, mas hoje o que era uma riqueza, virou uma ameaça.

- Há 30 anos não havia tanta poluição, mas hoje parte do sustento está prejudicado e ameaçado. Isso só poderá mudar quantos as pessoas começarem a se sensibilizar que muita gente sobrevive deste alimento – comenta.

Na sua simplicidade, o pescador percebe o quanto o equilíbrio da natureza é importante, não só para a economia pesqueira, como para todos que dependem ou não dela.

TIPO DE PESCA

Anos de experiência faz do pescador um professor da área, e explica que há dois tipos de pesca a artesanal, exercida pelo proprietário do meio de produção, sozinho, em parceria ou sociedade, e a empresarial, que contrata terceiros e geralmente é feita em embarcações.

Já no que diz respeito aos locais de pesca, existem as pescas em locais fechados e ao ar livre. A pesca em locais fechados, como os clubes e parques próprios, tem regras específicas.

A pesca ao ar livre exige um documento: a licença de pescador amador, que obriga o mesmo a pescar somente com isca natural ou artificial e estabelece um limite de captura e um tamanho mínimo. Quem é pego pela fiscalização pescando sem a carteirinha tem que pagar uma multa de R$ 41por quilo.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização da pesca é realizada pela Feema - Fundação estadual de engenharia do meio ambiente, pelo Ibama - Instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, por policiais florestais e ONGs - Organizações não governamentais.

A fiscalização serve também para evitar que se pesque na época da piracema, período de reprodução dos peixes. Para José dos Santos, aquele que pesca de verdade, não o que só sabe contar história, deve dominar algumas técnicas, mas para tudo tem um segredo.

Segundo ele tem a isca certa, a escolha dos equipamentos, técnicas de arremesso, tipos de nós usados na pescaria, os melhores locais e horários, quais os pontos de pesca de cada região, entre outros.

É preciso saber também distinguir os peixes, e saber onde encontrá-los e o tamanho certo para fisgá-los. Ele afirma que pescar filhotes não é uma boa idéia.

- Além de render pouco, ainda não tiveram tempo de se reproduzir e, em grande escala, sua pesca pode comprometer a quantidade de peixes do local – afirma.

PIRACEMA

A piracema é o período de reprodução dos peixes, quando as fêmeas vão para as margens dos rios desovar. É, portanto, uma época delicada e por isto a pesca é proibida, sendo permitida apenas a pesca científica e ribeirinha, para subsistência de pequenas comunidades.

Quem for autuado pela fiscalização pescando na época da piracema deve pagar uma multa de R$ 69 por quilo pescado. Para conseguir a licença para a pesca amadora, você pode se informar nas agências do Banco do Brasil, da caixa econômica federal ou dos correios.

Este é o lema de quem vê a pescaria como um ótimo esporte de integração com a natureza, em que o importante são as táticas, estratégias e contato com o meio ambiente. Não vale mais aquela filosofia de contar vantagens, quantos peixes foram pescado ou qual o tamanho deles.

O que importa é cada peixe, como foram pescados, as emoções que trouxe a luta para tirá-lo da água. Um bom pescador, na hora de soltar o peixe que pegou, sabe que ele precisa estar em boas condições de voltar para a água, sem ferimentos e pronto para continuar nadando. É melhor pescar um peixe, com habilidade, do que vários, com truques.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por