Dilma Rousseff se reuniu com Fidel Castro em Havana

AFP
28/01/2014 às 10:37.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:38
 (Alex Castro)

(Alex Castro)

HAVANA - O líder cubano Fidel Castro se reuniu na segunda-feira (27) com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, com quem teve um "diálogo ameno" sobre os investimentos brasileiros na ilha e temas internacionais, informa o jornal oficial Granma.

Castro, de 87 anos e afastado do poder desde 2006, "teve ao entardecer de segunda-feira um encontro fraternal com a presidente" brasileira, que está em visita oficial à ilha e assistirá, na terça-feira e quarta-feira, à reunião de cúpula da Celac, completa o jornal.

O Granma publicou uma foto do encontro, na qual uma Dilma sorridente segura o braço do líder cubano, que veste um casaco esportivo.

No domingo, o líder da revolução cubana recebeu a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

"No frutífero intercâmbio (entre Castro e Rousseff) foram tratados, ainda, outros temas de interesse no âmbito internacional", afirma o Granma.

"O encontro foi expressão do afeto e da admiração entre Fidel e Dilma", completa.

Castro também recebeu na segunda-feira à noite a primeira-ministra da Jamaica, Portia Simpson-Miller.

A reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) será aberta nesta terça-feira pelo presidente cubano Raúl Castro às 14H00 GMT (12H00 de Brasília).

Rousseff declarou na segunda-feira que o Brasil deseja ser um "aliado econômico de primeira ordem para Cuba", ao inaugurar com Raúl Castro o primeiro "megaporto" do Caribe em Mariel, 45 km ao oeste de Havana.

O governo do Brasil financiou com 802 milhões de dólares a primeira etapa deste projeto conjunto, a maior obra de infraestrutura de Raúl Castro, e aportará outros 290 milhões de dólares para criar uma zona franca comercial e industrial neste porto.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por