Medida provisória foi assinada pelo presidente Lula nesta sexta-feira (Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil)
Psicólogos e assistentes sociais que se candidatram ao Processo Seletivo Simplificado (PPS) para atuar na rede estadual de ensino já podem consultar o resultado, que foi divulgado nessa quarta-feira (1º).
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), após uma série de entrevistas, na segunda fase do processo, foram selecionados 460 profissionais que serão integrados aos núcleos de trabalho nas 47 regionais de ensino em Minas. Confira aqui a lista dos aprovados.
O trabalho do psicólogo nos núcleos será o de acompanhar o ambiente escolar e participar do processo pedagógico sem realizar uma atuação clínica. Já o assistente social deverá garantir orientações para a comunidade escolar quanto ao respeito e clareza sobre direitos e deveres individuais e coletivos, com foco na melhoria das relações de ensino e aprendizagem.
Os candidatos selecionados terão que acompanhar os atos de convocação, que serão publicados no site do governo.
No endereço eletrônico também serão divulgadas todas as orientações e procedimentos para a emissão e assinatura do contrato administrativo. A partir da convocação, os candidatos selecionados terão sete dias úteis para comparecer à sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de sua região para conferência de documentos, emissão do contrato e assinaturas.
Núcleos de acolhimento
Os profissionais contratados trabalharão em Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE), que vão auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.
As SREs serão as responsáveis por organizar a implementação dos núcleos, de acordo com a necessidade de atendimento. Foram priorizadas as cidades cujas escolas e regionais apresentaram mais registros de situações de violação de direitos dos estudantes na rede estadual de ensino.