Dodô acha discussão sobre o assunto importante e respeita todas as opiniões (Pedro Souza/Atlético)
Lateral do Atlético, Dodô causou polêmica nas redes sociais logo na primeira semana de 2023, quando foi celebrar que o Brasileirão irá parar em datas FIFA e afirmou que, além disso, os estaduais também precisam acabar para que o futebol no país evolua. Ele explicou o seu ponto de vista em coletiva nesta quarta-feira (18).
“Repercutiu bastante (o tweet). Sinceramente, não é questão de acabar ou não os estaduais. Acho que o cenário ideal do futebol brasileiro hoje seria o Campeonato Brasileiro ser adiantado alguns meses, para distribuir o nacional em uma tempo maior. Acho que ele (calendário) fica muito apertado e, principalmente os times que almejam chegar mais longe também nas Copas, acabam ficando com muitos jogos acumulados no fim do ano. Isso interfere no desempenho, em mais lesões e outras coisas. O ideal seria o Braisleiro se iniciar no meio de fevereiro.”, afirmou o lateral.
Sobre os times do interior dos estados, onde muitos sobrevivem apenas por conta dos campeonatos estaduais, Dodô acredita que “é responsabilidade da CBF” criar um calendário para que esses times atuem regularmente durante o ano e não dependam do estadual que, segundo ele, vai acabar.
“É motivo de discussão para o futuro do futebol brasileiro. Inevitavelmente, o estadual como a gente conhece hoje, vai chegar ao fim, porque do jeito que tá, visando uma evolução no futebol, vai chegar ao fim”, disse o jogador, que destacou respeitar as opiniões de todos e que é importante que haja esse tipo de discussão.
Como os estaduais ainda existem, o Campeonato Mineiro terá início neste fim de semana após a resolução de um imbróglio que chegou a suspender a competição. No momento, apenas os jogos do Ipatinga, envolvido no caso, estão suspensos. O Tigre é um dos adversário do Galo e Dodô espera que tudo esteja resolvido até antes da estreia neste sábado: “O estadual já ocupa 14 datas de jogos e um atraso seria prejudicial para a gente, ainda mais esse ano que temos a pré-Libertadores”.
Sem Arana, lesionado pelo menos até o meio do ano, Dodô é o único lateral-esquerdo de ofício do elenco do Atlético. No entanto, ele vai disputar a posição com o jovem Rubens, que foi improvisado na última temporada e se destacou. Dodô não quis falar sobre titularidade, e diz que apenas quer fazer um ano sem lesões, já que precisou passar por cirurgia no início do último ano e acabou perdendo boa parte da temporada.
Leia mais