Precipitações se devem ao ciclone extratropical que se formou sobre o oceano Atlântico
Estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas e torcedores que irão à final da Copa do Brasil - entre Atlético e Flamengo, na Arena MRV, em BH - devem redobrar os cuidados no próximo domingo (10). A previsão do tempo indica que chuvas moderadas a fortes podem atingir a capital e outras cidades do Estado.
As precipitações se devem ao ciclone extratropical que se formou sobre o Atlântico e que pode causar impactos no Sudeste neste fim de semana. Conforme a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno gerou uma área de baixa pressão sobre o oceano, dando origem a uma frente fria.
Além de BH, cidades da região metropolitana, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sudoeste, Campos das Vertentes e Zona da Mata podem ter chuvas com volumes entre 50 e 100 milímetros entre esta sexta-feira (8) e sábado (9). Tempestades não estão descartadas.
No domingo, a previsão é de chuva principalmente pela manhã, também podendo ser forte. No restante do estado, as precipitações deve seguir até a próxima segunda-feira (11).
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Leia mais: