(Mourão Panda / América)
Mesmo com mais de 25 finalizações a favor, contra 6 do Ipatinga, o América não conseguiu transformar tamanho volume em gols e apenas empatou com o Tigre, por 1 a 1, no Ipatingão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.
Com o resultado, o Coelho segue invicto e líder do Grupo B, com 14 pontos e, dependendo de empate ou derrota do Patrocinense para o Atlético, garante vaga matematicamente na semifinal neste sábado (18). Já o time do Vale do Aço subiu para a terceira posição do Grupo C, com 5 pontos, os mesmos do Cruzeiro, porém, com um jogo a menos e um gol a mais na tabela.
O América começou a partida pressionando o Ipatinga no campo de defesa dos donos da casa. E por muito pouco não abriu o placar com apenas quatro minutos de bola rolando. Marlon soltou a bomba na entrada da área, mas o zagueiro se jogou na bola e conseguiu desviar o chute para a linha de fundo.
Aos 20, mais uma boa chance desperdiçada do time de Mancini. O Coelho conseguiu trabalhar bem a bola no meio-campo, com passes em velocidade, até chegar aos pés de Nino Paraíba, na grande área, que bateu firme, mas a bola saiu tirando tinta da trave direita do goleiro Gabriel.
Quatro minutos depois, o Ipatinga chegou com perigo pela primeira vez no jogo. Após o setor defensivo alviverde conseguir fechar as portas na primeira chance, no rebote Chiquinho arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga americana, no “montinho artilheiro” e terminou no fundo do gol.
O lance foi invalidado pela assistente Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo, que viu impedimento na origem da jogada. O VAR foi acionado, e validou o primeiro tento da partida. Já na reta final do primeiro tempo, o América, que continuou com um maior volume de jogo e posse de bola, conseguiu transformar as chances criadas em gol.
Aos 42 minutos, Marlon avançou pela esquerda e deu um belo cruzamento para o pequenino Matheusinho que, da marca do pênalti, cabeceou no ângulo direito alto do goleiro Gabriel. Foi o segundo dele no Mineiro, igualando a Wellington Paulista e Aloísio.
Como na primeira parte, o time da capital voltou pressionando e construindo boas jogadas para virar o placar no Vale do Aço. Foram mais de 3 oportunidades em menos de quatro minutos. A intensidade americana era tamanha que, somando a primeira etapa e apenas 11 minutos do segundo, já tinham sido 21 finalizações realizadas, contra apenas quatro do Ipatinga.
Aos poucos o Ipatinga foi se soltando até conseguir equilibrar um pouco o jogo. Dessa forma, o Tigre chegou a assustar o goleiro Cavichioli por duas oportunidades. Querendo a vitória para garantir a classificação matemática para a semifinal, o técnico Vagner Mancini mexeu na estrutura da equipe colocando peças novas em campo, dentre elas, o jovem Adyson.
Aos 41 o goleiro Gabriel conseguiu espalmar a bola para escanteio, uma testada forte de Juninho, no que seria o gol da virada do Coelho. Na cobrança de escanteio, Dadá Belmonte mandou para o fundo das redes, porém, de mão. O que foi confirmado pelo VAR e determinante na igualdade final.
Na próxima rodada o América encara o clássico contra o Atlético no próximo sábado (25), às 16h30, no Independência. Já o Ipatinga recebe o Pouso Alegre no domingo (26), às 16h.
FICHA TÉCNICA
IPATINGA 1X1 AMÉRICA
Ipatinga
Gabriel; Carlos Daniel (Izael), Luanderson Santos, Maílson e Bruno Santos; Luanderson Silva (Alyson), Netinho, Nadson (Diego Gomes) e Chiquinho; Márcio Jr. (Matheus Índio) e Danilo Mariotto (Rafael Grampola). Técnico: Waguinho
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba (Martínez), Ricardo Silva, Wanderson e Marlon; Alê, Juninho e Benítez (Adyson); Matheusinho (Nicolas), Felipe Azevedo (Dadá Belmonte) e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini.
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 17 de fevereiro de 2023 (sexta-feira)
Local: estádio Ipatingão, Ipatinga
Arbitragem:Paulo Cesar Zanovelli, auxiliado por Marcyano da Silva Vicente e Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo
VAR: Vinícius Gomes do Amaral
Cartões amarelos: Luanderson Silva, Netinho, Chiquinho (Ipatinga); Benítez, Dadá Belmonte (América)
Gols: Chiquinho, aos 24 minutos do 1º tempo (Ipatinga); Matheusinho, aos 42 minutos do 1° tempo (América)
Leia mais