Policiais federais e militares apreenderam cerca de 860 quilos de maconha na zona rural de Matias Cardoso, Norte de Minas (Polícia Federal / Divulgação)
Uma operação conjunta das polícias Federal e Militar de Minas Gerais (PMMG) resultou na apreensão de drogas e na localização de uma lavoura de maconha em Matias Cardoso, Norte de Minas, nessa quarta-feira (6), mas a notícia só foi divulgada nesta quinta (6).
O monitoramento da região, segundo a Polícia Federal, foi feito com a ajuda de geolocalização por satélite e uso de drones. Os policiais confirmaram a existência de estrutura de plantio de cannabis sativa (maconha) em uma propriedade rural no município.
No local, agentes e militares encontraram a erva já colhida e em processo de secagem. Os policiais não encontraram nenhum responsável pela plantação no local.
Maconha foi apreendida em galpão improvisado em Matias Cardoso, no Norte de Minas (Polícia Federal / Divulgação)
Na operação, foram apreendidos 860 Kg de maconha “in natura”, segundo a PF. A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, para ser periciada e, posteriormente, incinerada.
Os policiais instauraram inquérito policial para apuração do crime previsto no Artigo 33, § 1º, inciso II da Lei 11.343/06 (semear, cultivar ou colher, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas).
Operação conjunta das policias Federal e Militar usou drones e satélites para localiza plantação de maconha em Matias Cardoso (Polícia Federal / Divulgação)
A investigação também vai apurar quais são os autores do crime e se o dono do terreno será responsabilizado. A pena prevista para o plantio e colheita de drogas é de 5 a 15 anos de reclusão.
Leia mais