Previsão meteorológica para Belo Horizonte indica que as chuvas continuam
Regiões Noroeste e Centro-Sul registraram, respectivamente, 182,2 mm e 169,9 mm de chuva (Hoje em Dia)
Em apenas nove dias, duas regiões da capital mineira já registraram mais da metade do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro. A Noroeste, com 182,2 mm, e a Centro-Sul, com 169,9 mm, lideram o ranking de áreas mais atingidas pelos temporais.
Outras regiões da cidade também registraram um acumulado significativo. O Barreiro, por exemplo, já atingiu 45% do volume esperado para janeiro, com 149 mm de chuva.
Veja balanço:
Média Climatológica JANEIRO 330,9 mmFonte: Defesa Civil de Belo Horizonte (Estações Hidrometeorológicas PBH)
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a tendência é que as precipitações continuem nos próximos dias. Para esta quinta-feira (9), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Diante do volume de chuvas e das previsões, a Defesa Civil de Belo Horizonte reforça a importância de a população ficar atenta aos alertas e orientações. Uma das principais recomendações em caso de chuva é evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. Veja outras:
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
Leia mais