Defesa Civil alerta para o risco geológico nas regionais Centro-Sul, Leste e Barreiro
(Hoje em Dia)
Belo Horizonte passa por um momento crítico devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde o início do mês. De acordo com dados da Defesa Civil, as regiões Centro-Sul e Noroeste já superaram a média histórica de precipitação para janeiro, colocando a população em alerta para o risco de deslizamentos e desabamentos.
O temporal de ontem (28), acompanhado de granizo, causou caos em diversos pontos da cidade, com ruas alagadas, árvores caídas e interdições. No Barreiro, por exemplo, foram registrados 68 milímetros de chuva em menos de 24 horas, superando em mais de 20% a média esperada para todo o mês de janeiro na região.
Veja acumulado de chuva em janeiro:
O alerta da Defesa Civil é máximo para as regiões Centro-Sul, Leste e Barreiro, onde o risco geológico é considerado forte. Nas demais regiões, como Venda Nova, Pampulha, Nordeste, Noroeste e Oeste, o risco é moderado.
"A situação é preocupante e exige atenção redobrada da população", afirma [nome do representante da Defesa Civil]. "Pedimos que todos evitem áreas de risco, como encostas e margens de rios, e que sigam as orientações das autoridades."
Nesta terça-feira (28), a previsão meteorológica para a capital indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 18°C, a máxima estimada é de 29°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 50% à tarde.
Leia mais:
Três pessoas morrem após queda de helicóptero em fazenda no interior de Minas
Al Hilal anuncia rescisão com Neymar: 'obrigado e boa sorte'; atacante pode ir para o Santos