Dúvida: Uno ou Mercedes?

11/07/2016 às 10:47.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:15

Muitas vezes a tentação é grande, pois com os mesmos R$ 35 mil que você compraria um compacto nacional zero km, seria possível levar para a garage um importado sofisticado que já rodou quinze ou vinte anos. Um alemão premium como BMW, Mercedes ou Audi. Ou o sueco Volvo, ou da italiana Alfa Romeo.

Pode conferir nas tabelas de usados: seu preço cai consideravelmente, mais que os nacionais, depois de alguns anos de uso. E o motivo é o alto custo de sua manutenção. Se quebra o parabrisa de um Gol que custa R$ 35 mil, sua substituição não sai por mais que R$ 250 ou R$ 300. Mas, se bate uma pedra e trinca o vidro dianteiro de seu Mercedes-Benz, ele pode custar cerca de R$ 5 mil, ou mais. Não importa se o carro vale R$ 15 mil, o parabrisa tem que vir da Alemanha, pagar frete e imposto nas alturas. Então, o vidro de um carro 2005 custa o mesmo de um modelo 2016...

Ainda que seja muito pessimismo achar que uma pedra vai quebrar o parabrisa, existem muitos componentes de desgaste obrigatório e que devem ser substituídos com alguma frequência: pastilhas de freio, amortecedor, disco de embreagem, velas, filtros, palhetas, o espelho retrovisor que pode ter sido roubado, a roda que pode quebrar numa dessas crateras asfálticas,etc. O dono do carro pode ser extremamente cuidadoso mas não consegue evitar estas despesas.

O raciocínio é o mesmo do parabrisa para qualquer destas peças: custo alto na Alemanha mais frete mais impostos mais lucro... e um jogo de amortecedores pode custar R$ 5 mil. Claro que existe um mercado paralelo, que pode quebrar o galho no caso de um paralamas, maçaneta ou algum outro componente que não compromete a segurança. Mas você colocaria pastilhas de freio chinesas no seu Mercedes?

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