É uma brasa - Fumar ao volante é um risco

Altino Filho - Do Hoje em Dia
03/07/2012 às 10:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:16
 (TONINHO ALMADA)

(TONINHO ALMADA)

Para rodar com segurança, os motoristas devem tomar diversos cuidados e o que muita gente não sabe é que o cigarro é um dos inimigos da direção segura. Afinal, quando o veículo está em movimento e as janelas estão abertas ou semicerradas, o vento se transforma em mais um passageiro e é este passageiro que arrancar a brasa do cigarro, atirando-a sabe-se lá onde.

“O grande risco de fumar dirigindo é cair uma brasa do cigarro, inadvertidamente. É um hábito que as pessoas têm, uma questão cultural difícil de ser revertida”, disse o gerente de educação da BHTrans, César Lopes. “Falar no telefone celular ao volante é pior do que dirigir embriagado e dirigir fumando também é um grande risco”.
perda de atenção

Fumar ao volante pode sair caro para o motorista. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 85,13 para quem dirigir com apenas uma das mãos. A infração é considerada de natureza média, com perda de quatro pontos no prontuário da carteira nacional de habilitação (CNH).

“Pessoalmente, não vejo problema nisso”, declarou o produtor de eventos Pedro Continentino, fumante assumido. “Acho que, se for feito com responsabilidade, é menos arriscado do que falar ao telefone celular”. Assim como falar ao celular, fumar provoca perda de atenção e tem um alto grau de imprevisibilidade, já que uma cinza ou brasa pode cair a qualquer momento no colo do motorista ou no banco do veículo, tirando a atenção completa do condutor.

Projeto de lei

“Além de impedir que o condutor utilize as duas mãos, o cigarro pode distrair o motorista, causando acidentes”, afirma o deputado federal Marçal Filho (PMDB-MS), autor de um projeto de lei que classifica a infração com grave (com perda de cinco pontos no prontuário da CNH), aumentando a multa para R$ 127,69. “Hoje, o número de autuações por esse motivo é quase inexistente”, acrescenta o parlamentar. E quanto maior a velocidade, maior o risco, lembra Lopes, da BHTrans.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por