Empreendedores devem planejar os próximos passos do negócio
O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais destaque em Minas. O Estado é o segundo com o maior número de novos negócios abertos no país. Segundo levantamento do Sebrae Minas, em 2024 foram abertas 452,4 mil novas empresas, sendo 96,5% delas de pequeno porte, como Microempreendedores Individuais (76,59%), Microempresas (20,34%) e Empresas de Pequeno Porte (3,07%) – alta de 8,41% em relação ao ano anterior.
No entanto, um dos principais desafios para quem busca longevidade à frente de uma empresa é diferenciar a vida e as contas pessoais das profissionais. A pesquisa do MEI, realizada pelo Sebrae Minas neste ano, aponta que 45% dos microempreendedores não fazem a separação de recursos financeiros do CPF e do CNPJ – erro comum e que pode sair “caro”.
“Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas há diferença entre abrir e gerir um negócio. Quando você escolhe este caminho, precisa entender que a empresa é sua, mas você não é a sua empresa. É preciso ter muita clareza e disciplina sobre a gestão dos recursos financeiros para que o negócio possa prosperar e ser sustentável”, alerta Cecília Perini, sócia e líder da XP em Minas.
A especialista listou algumas orientações essenciais para quem quer se organizar e crescer:
Leia mais: