Desafios

7 a cada 10 empreendedoras mineiras são responsáveis por 'cuidar da casa'

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
07/03/2023 às 11:45.
Atualizado em 07/03/2023 às 11:48
O dinheiro será emprestado às entidades de crédito que integram a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Freepik)

O dinheiro será emprestado às entidades de crédito que integram a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Freepik)

Cuidar das tarefas diárias da casa é responsabilidade exclusiva de sete a cada dez empreendedoras mineiras, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira (7) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A sobrecarga com os afazeres domésticos e o preconceito seguem como os principais obstáculos para consolidação do público feminino no mercado de trabalho.

Entre os homens, apenas três a cada dez assumem a responsabilidade das tarefas domésticas, conforme a pesquisa divulgada nesta terça pelo Sebrae

 Na pesquisa "Mulheres Empreendedoras", divulgada hoje pelo Sebrae, as mulheres representam 46% dos novos negócios surgidos no Estado. No entanto, quando se analisa o total de empresas já estabelecidas no mercado, apenas 31% são lideradas por mulheres. 
 
“A múltipla jornada de trabalho é uma realidade não apenas para mulheres que trabalham em regime CLT, mas também para a maioria das empreendedoras. Administrar a casa e cuidar dos filhos foram papéis culturalmente atribuídos ao sexo feminino, e que permanecem até hoje. Essa multiplicidade de funções implica em uma sobrecarga e uma pressão emocional mais elevadas para as mulheres", disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. 

A pesquisa do Sebrae Minas foi realizada em dezembro do ano passado e ouviu 1213 empreenderes. A entidade diz que a confiança do levantamento é de 95%.

Desafios à frente do negócio 

Um dos fatores que dificulta o sucesso dos negócios geridos por mulheres - segundo a pesquisa do Sebrae, com empreendedoras em estágio inicial - é a falta de planejamento. Cerca de 60% não realizam estudos ou planos antes da abertura da empresa. 

"Muitas vezes, ao abrir um negócio por necessidade, a complexidade da gestão é subestimada, o que pode gerar empecilhos para a empresa se firmar no mercado, acrescenta Marcelo Silva.

Ainda conforme a pesquisa, quando perguntadas sobre as principais dificuldades na vivência empreendedora, a mais citada foi a gestão financeira do negócio (45%). Em seguida, conciliar a vida pessoal (35%) e, em terceiro lugar, o acesso a empréstimos em bancos (28%).

Sebrae Delas 

Na tentativa de estimular o empreendedorismo feminino e estabelecer uma “rede de apoio” para melhor qualificação, foi criado o programa Sebrae Delas. Serão oferecidas capacitações, oficinas, palestras e consultorias. O projeto foi criado em 2019 e atendeu mais de 12 mil mulheres no Estado. Os detalhes do programa estão disponíveis no site do Sebrae.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por