Abras descarta impacto do câmbio na venda de fim de ano

Dayanne Sousa
29/10/2013 às 13:27.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:44

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acredita que o real mais desvalorizado em relação ao dólar não influenciou significativamente a decisão de compra dos supermercadistas em itens sazonais de Natal e não prevê impacto nas vendas. A entidade acredita que o setor deve apresentar alta de 14,9% nas vendas no principal feriado do ano na comparação com igual período do ano anterior.

A Abras calculou as maiores variações de preços de itens sazonais em relação a 2012. A cerveja foi a que teve maior elevação de preço, de 11,9%, não atrelada ao câmbio. Já frutas especiais importadas tem elevação de preço de 10,1%, mas ainda assim o setor espera crescimento de 17,1% nas vendas desses itens ante uma elevação de 11,1% no ano passado.

Para o ano como um todo, as expectativas da Abras são positivas. O economista da entidade, Flavio Tayra, afirmou nesta terça-feira 29, que alguns fatores macroeconômicos vem favorecendo as perspectivas do setor e acredita que estão reforçadas as expectativas de crescimento real acumulado de 4% em 2013 ante 2012.

"Uma série de medidas vem sendo tomadas para manter a inflação sob controle, como a desoneração da cesta básica, a diminuição do preço da energia elétrica e o controle do preço de combustíveis", disse o economista. A Abras espera que os preços em supermercados mantenham o patamar atual até o final do ano. Em setembro, a cesta Abrasmercado, que inclui 35 produtos de largo consumo, registrou elevação de preços de 6,88% ante igual mês do ano anterior. A expectativa é de que o índice se mantenha até dezembro.

Volume

A Nielsen espera uma recuperação nas vendas em volume no setor no final do ano. Até agosto, as vendas em volume caíram 1% e a expectativa é de que o ano feche com estabilidade. Para o gerente de atendimento da Nielsen, Fábio Gomes, o mercado tem equilibrado a redução em volumes com alta de preços (o que aconteceu com a cerveja, por exemplo) e com melhora do mix de produtos.
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