(Reprodução/TV Globo)
A ação da empresa de mineração anglo-australiana BHP Billiton operava em queda superior a 5% na Bolsa de Londres depois do rompimento de duas barragens em um distrito de Minas Gerais.
A ruptura das barragens de rejeitos de mineração provocou uma enxurrada de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues, na cidade histórica de Mariana. O acidente aconteceu em um centro de produção de minério de ferro da empresa Samarco Mineração, que pertence, em partes iguais, à Vale e BHP Billiton.
Em Londres, a ação da BHP Billiton operava em queda de 5,37%, a 978,5 pence. "A Samarco representa apenas 3% do excedente bruto operacional da BHP Billiton no exercício 2015. Assim, o impacto imediato não será imenso, mas as consequências podem ser em caso de ações judiciais por negligência, etc", afirmou o analista Simon Davies, da Canaccord Genuity.
Analistas do Deustche Bank mencionaram a possibilidade da "Samarco permanecer fechada por vários anos e a hipótese do custo de limpeza superar um bilhão de dólares".