NOVA YORK - O Twitter fez sua estreia na bolsa de Nova York com uma ação inicial de 26 dólares que, em minutos, disparou a quase o dobro e fechou com mais de 70% de alta, na oferta de ações mais esperada pelo mercado desde o Facebook.
A ação da rede social encerrou sua primeira sessão na New York Stock Exchange (NYSE) com alta de 72,69% a 44,90 dólares.
A ação subiu nos primeiros minutos a 50,09 dólares e era cotada a 45,34 dólares às 14H20 (horário de Brasília), meia hora depois do começo das negociações. Isso representa um aumento de 74,38% comparado com o preço de entrada fixado na noite de quarta-feira, de 26 dólares, um nível já superior ao esperado.
Com este nível de preços, o Twitter consegue um valor de mercado de 24,7 bilhões de dólares.
A entrada na bolsa da rede social era a mais esperada nos Estados Unidos desde a estreia de seu grande rival Facebook no ano passado, que se transformou em uma catástrofe com um primeiro dia repleto de problemas técnicos e uma queda das ações nos dias seguintes.
O Twitter colocou nesta quinta-feira 70 milhões de ações no New York Stock Exchange (NYSE), onde são negociadas com o símbolo "TWTR". A empresa pode colocar mais 10,5 milhões de ações nos próximos 30 dias.
A cifra captada está muito a baixo dos 16 bilhões de dólares arrecadados em maio de 2012 pelo Facebook, que possui o recorde da maior entrada na Bolsa no setor tecnológico nos Estados Unidos.
O Twitter se aproxima do gigante da internet Google, que ocupa, no momento, o segundo lugar, com 1,92 bilhão de dólares arrecadados em agosto de 2004, segundo dados da empresa de pesquisa Dealogic.
"Os investidores veem as redes sociais e o celular como indispensáveis, por isso, não surpreende que a entrada na bolsa do Twitter gere tanto nervosismo e que a demanda supere a oferta", comentou nesta quarta-feira por e-mail, Eden Soller, analista da empresa de pesquisas Ovum.
Com as ações adicionais ou não, entre 12,8% e 14,5% do capital do Twitter serão cotados na bolsa a partir de agora.
Valorização desmedida comparado com a rentabilidade?
O valor de mercado do Twitter pode parecer muito alto para um grupo que nunca conseguiu lucros (registrou perda líquida de 134 milhões de dólares nos nove primeiros meses de 2013, para um volume de negócios de 422 milhões) e cuja base de usuários é bem menor que a do Facebook (232 milhões de contas ativas no final de setembro contra 1,19 bilhão).
Isso representa uma aposta no futuro. O diretor geral do Twitter, Dick Costolo, disse na manhã desta quinta-feira à CNBC que o importante era "a atividade a muito, muito longo prazo que estamos tentando construir".
"Será crucial para o Twitter responder rápida e eficazmente após sua entrada na bolsa para (...) melhorar seu crescimento e sua rentabilidade", alerta Eden Zoller, destacando especialmente a urgência em ampliar as receitas com publicidade fora dos Estados Unidos.
Três quartos dos usuários atuais e as principais oportunidades de crescimento da rede, estão no exterior, nos mercados onde a publicidade online está, frequentemente, menos desenvolvida e em consequência lucra menos que nos Estados Unidos.
Em um discurso feito na quarta-feira em Nova York, a presidente da autoridade reguladora norte-americana (SEC), Mary Jo White, manifestou estar preocupada pelo interesse talvez desmedido dos investidores pelas ações tecnológicas com rentabilidade incerta, que podem se iludir pelo alto número de usuários.
A SEC se preocupa com o "impacto sobre os investidores da importância de alguns desses parâmetros" como o número de usuários. Para alguns investidores, "o verdadeiro significado desses parâmetros (ou, mais ainda, a relação entre esses parâmetros e as receitas ou eventuais lucros) pode não estar clara ou nem sequer identificada", alertou.