Agência classifica Minas como grau de investimento

Do Hoje em Dia
04/07/2012 às 12:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:18
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

A agência de classificação de riscos norte-americana Standard & Poor’s, que recentemente passou a avaliar as contas de Minas Gerais, publicou relatório técnico, nesta terça-feira (3), atribuindo ao governo de Minas o rating “BBB-” , indicando o Estado ao status de investimento grade (ou grau de investimento).

A classificação permite um ambiente de negócios mais favorável, taxas de juros menores e atração de grandes investidores de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.

“Agora nós temos mais facilidade de obter crédito internacional para melhores investimentos”, afirma o governador Antonio Anastasia.

Para o presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais em Minas Gerais (Apimec-MG), José Domingos, a inserção do Estado no status de grau de investimento é um marco histórico.

O conselheiro do Conselho Federal dos Economistas (Cofecon), Wilson Benício Siqueira, afirma que a classificação atrai investimentos. “Minas Gerais é um Estado rico em bens primários. Precisamos diversificar a economia, fato que pode se tornar realidade a partir da entrada de novos aportes”, comenta.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de Minas Gerais, João Santiago, a classificação eleva a segurança dos investimentos realizados pelo poder privado.

A avaliação de risco de crédito é um sistema de notas desenvolvido por agências de análise de riscos que refletem a opinião dos analistas sobre a capacidade e a vontade de um emissor – que pode ser um país, um estado ou uma empresa – em saldar seus compromissos financeiros.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por