A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu sua projeção para a demanda global por petróleo no segundo trimestre deste ano em 100 mil barris por dia (bdp), para a mínima em um ano de 89,4 milhões de BDP.
Em seu relatório mensal, a AIE também reduziu em 400 mil bpd a previsão para a demanda pelo petróleo da Opep no segundo trimestre, para 28,9 milhões de bpd. Para o terceiro trimestre, porém, a AIE prevê uma recuperação na demanda para 30 milhões de bpd, com a mesma estimativa para o quarto trimestre, o que levará a uma média anual de 29,6 milhões de bpd - um resultado 100 mil bpd menor do que os 30,1 milhões de bpd do ano passado.
Para todo o ano de 2013, a AIE elevou sua expectativa para a demanda global em 65 mil bpd, para 90,6 milhões de bpd. A AIE também aumentou em 50 mil bpd sua projeção para a oferta dos países que não pertencem à Opep neste ano, para 54,5 milhões de bpd, refletindo uma recuperação na produção do Sudão do Sul e uma forte produção na América do Norte. As informações são da Market News International.
http://www.estadao.com.br