O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble fez um alerta aos norte-americanos pedindo que resolvam imediatamente o impasse em torno do teto da dívida. Ele afirmou que serão necessárias medidas "ambiciosas" para reduzir o déficit orçamentário dos Estados Unidos.
"O impasse fiscal tem que ser resolvido sem atraso", declarou em discurso ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês). Congressistas americanos ainda tentam resolver os embates entorno do limite de endividamento do país e reabrir as partes do governo que foram fechadas.
Schaeuble declarou que depende das economias avançadas - excluindo EUA e Japão - reduzir o endividamento público de forma sustentável. Em contraste os dois países citados, onde o endividamento é alto em relação ao PIB, o orçamento alemão está perto do equilíbrio.
O ministro alemão ainda falou sobre a desaceleração do crescimento econômico de países emergentes. De acordo com ele, esse fato pode levar a "novos riscos para o cenário global". Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br