A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a Gol Linhas Aéreas para apurar informações sobre as falhas apresentadas pelo seu sistema de check-in na manhã desta segunda-feira (22). De acordo com a agência, a falta de assistência pode gerar multa de até R$ 1,74 milhão por voo.
Em nota, a Anac informa que a Gol terá dez dias para comprovar a prestação de assistência aos passageiros que tenham sido afetados por atrasos e cancelamentos de voos.
A Anac destaca que o descumprimento das regras da Resolução n.º 141/2010 podem gerar multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro. O critério, portanto, é o fator que pode gerar uma multa de R$ 1,74 milhão por voo.
A agência informa que acompanha o desempenho da companhia e o eventual comprometimento da sua malha aérea, por meio de fiscais que atuam em diversos aeroportos e por sistema de monitoramento eletrônico contínuo de atrasos e cancelamentos de voos.
O sistema de check-in e de documentação de voos da Gol ficou inoperante das 9h30 às 11 horas devido a uma falha técnica na infraestrutura de rede. Segundo a companhia, nesse período, os processos de check-in e despacho dos voos foram feitos manualmente. Uma semana atrás, a TAM enfrentou problema semelhante.