Os supermercadistas de São Paulo projetam que as vendas de produtos típicos de festa junina, como amendoim, milho para pipoca e pinhão, por exemplo, cresçam 5% entre junho e julho em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O levantamento aponta que as vendas desses produtos deverão crescer de 10% a 15%. Segundo a Apas, o efeito sazonal causado pelas festas juninas e o maior fluxo de consumidores nas lojas devem contribuir para o bom desempenho do setor, impulsionando, também, a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.
Para a indústria de alimentos típicos de festas juninas, as vendas de junho e julho representam uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos. Por isso investem em decoração e exposição nos supermercados para atraírem os consumidores. "Este período é uma boa oportunidade para o lançamento de produtos, ações promocionais e degustações, o que alavanca as vendas", diz Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da Apas.
De acordo com a Associação, no entanto, os consumidores não serão surpreendidos com a alta dos valores em virtude dos preços mais competitivos, pois as empresas os negociam de maneira intensiva junto à indústria.
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