Metade dos entrevistados gastou mais no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período de 2024, mas otimismo prevalece no segundo semestre
Ferramentas da Serasa ajudam consumidores a reorganizar a vida financeira no segundo semestre (Reprodução)
Muito comum no início do ano, as metas financeiras planejadas por grande parte da população nem sempre são seguidas à risca. É o que aponta pesquisa encomendada pela Serasa, divulgada nesta quarta-feira (16). O levantamento indica que apenas 4 em cada 10 brasileiros voltam a revisar os objetivos traçados.
O levantamento, feito pelo Instituto Opinion Box em junho deste ano, ouviu 1.015 pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do país. Segundo a pesquisa, 49% dos entrevistados disseram que gastaram mais no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período de 2024.
Entre as metas definidas no começo de 2025, a mais citada foi pagar todas as contas em dia (49%). Outras intenções incluíram controlar o orçamento mensal (38%), economizar parte do salário (29%), investir um percentual da renda (21%) e limitar os gastos com lazer (19%).
No entanto, 29% dos entrevistados afirmaram que o aumento do custo de vida foi o principal empecilho para alcançar essas metas. Outros desafios mencionados foram o acúmulo de dívidas com cartão de crédito e empréstimos (21%) e gastos inesperados com saúde (13%).
Apesar das dificuldades, o sentimento que predomina no início do segundo semestre é de confiança. De acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 brasileiros estão otimistas e já estabeleceram novas metas financeiras para os próximos meses. Dentre elas, 64% pretendem economizar mais. Outros 23% planejam aumentar os investimentos.
Para Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa, essa disposição é positiva, mas precisa ser acompanhada de disciplina e informação. Segundo ela, o segredo está na prática constante. “Tudo é mais difícil no começo, mas com o tempo, quando se torna parte da rotina, fica mais fácil. Com as finanças, é a mesma coisa. Anotar os gastos, entender para onde vai o dinheiro e avaliar o orçamento são atitudes simples que, com o tempo, ajudam a identificar onde é possível economizar e o que pode ser ajustado”, complementa.
Para apoiar a população nesse processo, a Serasa lançou um hub digital com simuladores e calculadoras financeiras que facilitam o planejamento diário. A plataforma permite calcular valores como IPVA, FGTS e Imposto de Renda, além de oferecer planilhas e conteúdos educativos. O acesso já está disponível, para acessar clique aqui.
Leia mais: