Representantes dos bancos centrais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos desde domingo (23) no Brasil, vão estudar sistemas de pagamentos internacionais que possam contribuir para o aprofundamento da integração econômica e financeira entre esses países. De acordo com o Banco Central do Brasil, o primeiro relatório do grupo formado para essa tarefa será apresentado durante encontro em Portugal, em novembro.
O BC brasileiro apresentou no encontro o Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR), firmado no âmbito da Associação Latino Americana de Integração (Aladi), e o Sistema de Moeda Local (SML). Também foram abordadas as situações econômicas de cada país e como ações dos bancos centrais poderiam contribuir para maior aproximação econômica e financeira do grupo. Os representantes também concordaram em aprofundar a cooperação técnica.
Em novembro, o Banco de Portugal apresentará estudo sobre os requisitos para efeito de equivalência dos regimes de supervisão prudencial à luz das regras aplicáveis à União Europeia. Estiveram presentes no encontro, no Rio de Janeiro, representantes dos Bancos Centrais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
http://www.estadao.com.br