BH receberá 160 mil turistas estrangeiros durante a Copa

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
29/05/2014 às 07:12.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:46
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

A Secretaria Municipal Extraordinária da Copa do Mundo refez as contas e agora projeta que serão 160 mil turistas estrangeiros passando por Belo Horizonte durante a Copa do Mundo. O número é quase três vezes maior que o inicialmente calculado pelo Ministério do Turismo, de 62,4 mil estrangeiros na cidade. Os cálculos da secretaria levam em conta os dados atualizados de vendas de ingressos e hospedagem.

Até agora, conforme dados da pasta baseados em informações da Federação Internacional de Futebol (Fifa), responsável pelo torneio, 140 mil ingressos para jogos disputados no Mineirão foram vendidos para torcedores de fora do Brasil. A estes torcedores se somarão os turistas acompanhantes que não irão aos jogos e aqueles que estiverem na cidade por outros motivos que não a Copa.

Somando-se o mar de forasteiros aos 230 mil turistas brasileiros esperados, a expectativa é a de que sejam injetados na economia da cidade R$ 700 milhões, de acordo com projeção do Ministério do Turismo, mas ainda com base nos números anteriores de visitantes.

“Aproximadamente 44% dos ingressos para os seis jogos em Belo Horizonte foram adquiridos por estrangeiros. Tenho confiança de que seremos o terceiro maior destino de torcedores de outros países, só perdendo para o Rio de Janeiro e São Paulo, que serão sedes do encerramento e da abertura da Copa, respectivamente. O jogo de uma das semifinais, que poderá ter a seleção brasileira, já é o terceiro mais demandado”, afirmou o secretário municipal, Camillo Fraga.

Maioria latina

Do total de estrangeiros, no mínimo 20 mil serão argentinos, que virão a Belo Horizonte para acompanhar a seleção de Lionel Messi e companhia, hospedada na Cidade do Galo. Ainda são esperados 2,7 mil belgas e 2 mil argelianos, cujos times têm confrontos marcados no estádio da Pampulha.

Nativos do Chile e do Uruguai também virão em peso para seguir suas seleções, que treinam na Toca II e em Sete Lagoas, nessa ordem. E caso a Holanda venha jogar as oitavas em Minas, pelo menos 4 mil holandeses devem embarcar por aqui.

“O melhor disso tudo é que, como possuem poder aquisitivo mais alto, geralmente os estrangeiros desembolsam uma quantia bem maior que os turistas nacionais. É o momento de internacionalizar Belo Horizonte”, disse Fraga.

Estimativa do Ministério do Turismo aponta que, em média, os estrangeiros que virão ao país para ver a Copa devem assistir quatro jogos. A projeção é que gastem R$ 5,5 mil durante a viagem pelo Brasil, já descontadas as despesas com passagens aéreas.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por