O Bundesbank reduziu suas previsões de crescimento da Alemanha para este ano e o próximo, citando melhorias na perspectiva, mas, ao mesmo tempo, listando problemas estruturais na zona do euro como obstáculos cruciais para o crescimento.
Para este ano, o Bundesbank prevê crescimento do PIB de 0,3% na Alemanha, ante 0,4% em sua previsão de dezembro. Segundo o banco, o PIB deve se expandir 1,5% em 2014, abaixo do 1,9% previsto em dezembro.
No entanto, o Bundesbank ressaltou que as perspectivas para a economia da Alemanha voltaram a ser positivas, depois de uma contração no final de 2012. A economia mundial ganhou impulso e a economia da zona euro parece estar se recuperando.
"A situação positiva no mercado de trabalho, o aumento consideravelmente acentuado dos salários e a amenização da inflação estão apoiando o consumo privado na Alemanha", disse o presidente do Bundesbank e membro do Conselho de Administração do BCE, Jens Weidmann, em um comunicado.
As previsões de inflação mantiveram-se praticamente inalteradas, com a taxa de 2013 subindo para 1,6%, mas a previsão para o próximo ano caiu para 1,5%. Fonte: Market News International.
http://www.estadao.com.br