(Samuel Costa)
Um apagão nos celulares da operadora Oi atingiu os moradores do bairro Céu Azul, na região da Pampulha. Desde a semana passada, fazer ou receber ligações é uma tarefa árdua.
“Não consegui falar com meus parentes e amigos no Natal”, afirma o empresário Alexandre Geraldo da Silva, morador do bairro Céu Azul. A falha no sinal já gera prejuízos para quem mora ou trabalha no bairro.
A pane, de acordo com Silva, começou há cerca de uma semana. Para solucionar o problema, ele e a esposa compraram um chip de outra operadora. Como a maioria dos contatos do casal também tem telefones da Oi, a conta do celular deste mês vai ficar mais cara.
“Pago R$ 90 de celular, mas não posso usá-lo. Além disso, como meus parentes e amigos são Oi, pago mais caro pela ligação do chip novo”, critica o empresário, que solicitou a instalação de um aparelho fixo em sua residência. Trocar de operadora de celular também foi cogitado.
A promotora de vendas de máquinas de cartão de crédito Sâmara Araújo Santos da Silva, também moradora do Céu Azul, sente no bolso a interrupção na prestação do serviço. De acordo com ela, ligar para os clientes e prospectar novos negócios tem sido impossível.
Perdas
“Às vezes, o telefone funciona e eu consigo receber ligações. Quando isso acontece, corro para atender e não perder mais uma venda”, diz Sâmara. “Não consigo ligar para ninguém, é um absurdo”, reclama.
Segundo a professora Alcione Maria Cota da Rocha, que também mora no Céu Azul, a cada tentativa de ligação aparece uma mensagem de “serviço temporariamente indisponível” na tela do celular.
Embora a professora possua chips de outras operadoras, ela afirma que nem sempre vale a pena utilizá-los. “Ligar de uma operadora para outra fica muito caro, não compensa”, diz.
A proprietária da loja de celulares Fale Sempre, Maria Aparecida da Silva, afirma que mais de 60 pessoas já passaram pelo estabelecimento, localizado no Céu Azul, à procura de solução para o problema desde a semana passada. “As pessoas acham que o celular está estragado, mas o problema é da Oi”, afirma.
O consumidor “fora do ar” não precisa pagar pelo tempo em que ficou sem o serviço, segundo o gerente do Procon Assembleia, Gilberto Dias Souza.
“O cliente deve entrar em contato com a empresa para informar sobre o problema”, orienta.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os clientes devem entrar em contato com a operadora, anotar o protocolo e, em seguida, ligar para o número 1331. As reclamações puxam para baixo o índice de qualidade da companhia e antecipam as fiscalizações da agência.
A falta de energia no bairro Céu Azul na madrugada de quarta para quinta-feira afetou parcialmente os serviços da operadora na região, conforme informou a Oi. Ainda de acordo com empresa, os serviços seriam gradualmente restabelecidos, com conclusão no final da noite de quinta-feira.