(Luiz Costa)
A cervejaria artesanal Wäls mira o mercado americano como próximo alvo. A empresa quer expandir sua atuação para os Estados Unidos e deve inaugurar, em novembro, uma nova fábrica na cidade de San Diego, no Sul da Califórnia. Para José Felipe Carneiro, um dos proprietários da marca, o objetivo principal é aproximar a cervejaria das tendências mundiais que sempre começam no exterior. “É lá que estão as novidades da parte laboratorial, os insumos, as tendências de mercado. A ideia é mantermos alguns produtos que já fabricamos, mas também entrar com lançamentos que ainda não podemos divulgar por uma questão estratégica”, adianta o empresário, que preferiu não revelar o valor do investimento. A Wäls produz aproximadamente 40 mil litros de cerveja mensalmente e conta com mais de 15 rótulos diferentes, além de lançamentos sazonais. Sem se esquecer do público brasileiro, a cervejaria aposta na inovação para ganhar novos mercados. “A estratégia é aumentar a cada dia nossa produção, à medida em que vamos lançando produtos, investindo em tecnologia e em matéria prima”, diz Carneiro. “O consumidor brasileiro ainda não entendeu o que são as cervejas artesanais, mas isso está melhorando aos poucos. Apesar das dificuldades, o mercado só cresce”, destaca. Entraves Se, por um lado, as cervejas artesanais ganham mais popularidade, por outro, os entraves burocráticos para comercialização do produto têm dificultado a vida dos empresários do setor. Por não serem enquadradas no Simples Nacional, regime tributário diferenciado para pequenas empresas, as cervejarias artesanais são obrigadas a arcar com o mesmo volume de impostos que é aplicado às grandes fabricantes de cerveja. “A questão tributária é muito grave. Isso desestimula o empresário e é um desserviço para o país. Se não houvesse esse quebra-molas, o crescimento seria muito mais rápido”, comenta vice-presidente do Sindicato da Indústria de Cervejas e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), Marco Antônio Falcone. Segmento artesanal é 0,2% da produção Em Minas Gerais, o setor cervejeiro produz cerca de 600 mil litros por mês, segundo o SindBebidas. A indústria nacional produz um volume anual de 15 bilhões de litros de cerveja e o segmento artesanal já representa 0,2% desse total. No mercado americano, a indústria da cerveja produz 26 bilhões de litros anualmente e o setor artesanal equivale a 7% do montante. No Brasil, a meta é elevar a produção artesanal para 3% da produção total até 2020.