Chipre: Parlamento debaterá demissão de presidente do BC

Agencia Estado
28/03/2013 às 11:21.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:21

O Parlamento do Chipre discutirá nesta quinta-feira uma moção do Partido Verde para demitir o presidente do Banco Central do país, Panikos Demetriades, por incompetência.

A moção foi discutida por um comitê parlamentar mais cedo e o debate foi concentrado sobre se o Parlamento poderá encontrar as bases legais para a decisão, ou pedir que o presidente do Chipre, Nikos Anastasiades, peça a renúncia através de outros meios legais.

Todos os partidos ficaram indignados com Demetriades e pediram repetidamente a demissão dele, acusando-o de se aliar com o Banco Central Europeu (BCE), às custas do sistema bancário cipriota.

Os políticos criticaram também Demetriades em seus alertas repetidos sobre o default durante as negociações cruciais com a troica, afirmando que ele provocou pânico e torpedeou os esforços para um acordo melhor.

Demetriades teria afirmado que sabia sobre a situação do Banco Popular do Chipre um mês atrás, mas não agiu sobre ela, porque ele estava esperando as eleições presidenciais de fevereiro e a mudança de governo.

Funcionários do governo vazaram informações a jornalistas de que Anastasiades e Demetriades não estavam tendo boas relações e que a comunicação entre os dois era mínima em um momento no qual as negociações com a troica sobre os termos do pacote de resgate estavam apenas começando. As informações são da Market News International.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por