Choque de commodities será mais curto, prevê Tombini

Renata Veríssimo, Célia Froufe e Eduardo Cucolo
12/09/2012 às 13:28.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:13

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que a inflação tem tido desvios transitórios na trajetória de convergência para a meta. Segundo ele, isso se deve aos choques desfavoráveis de oferta das commodities agrícolas, sobretudo em função da seca enfrentada pelos produtos norte-americanos. Este problema gerou instabilidade de preços dos produtos in natura no Brasil. Tombini fez as declarações durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Segundo Tombini, os choques de commodities de 2012, comparados ao de 2010 e 2011, têm se mostrado localizados em duas ou três commodities agrícolas importantes. Por isso, devem ter duração mais curta e uma magnitude menor que em 2010 e 2011. Segundo ele, já há uma virada no período mais recente.

Tombini disse que o comportamento na ponta das cotações internacionais das commodities afetadas, bem como o dos preços domésticos no atacado sugerem certo arrefecimento.

Ele destacou que a avaliação de outras instituições, como do Federal Reserve, indica que o aumento dos preços internacionais de alimentos deve ser temporário e ter efeitos contidos. O presidente do BC disse que a boa notícia é que os preços in natura têm oscilações fortes, o que sugere que não devem ser objeto de grande preocupação.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por