Clima de otimismo domina o comércio mineiro em fevereiro

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
20/02/2014 às 07:23.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:09
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Os empresários do comércio mineiro estão otimistas em relação ao desempenho do setor em fevereiro. De acordo com pesquisa de expectativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 70% dos entrevistados apostam no aumento do faturamento neste mês.

Segundo a analista de Pesquisa da Fecomércio- MG, Luana Thamiris da Silva de Oliveira, o otimismo é normal para essa época do ano, uma vez que janeiro é considerado um período fraco para o comércio, principalmente quando comparado com dezembro, o mês mais forte.

“Em fevereiro, o empresário já pensa em melhorar as vendas ao longo do ano, mesmo sabendo que os dois primeiros meses são mais fracos, em movimento e geração de receita, por causa de impostos, viagens e despesas com escola”, afirma Luana.

Outro fator responsável por revigorar os ânimos é o aumento do número de dias úteis do menor mês do ano, já que em 2014 o Carnaval cairá no início de março. O evento em si também vem trazendo novo fôlego para os negócios. “Sabemos que não é do perfil de Belo Horizonte aumentar o movimento nessa época, mas espera-se que, neste ano, seja melhor, por causa da divulgação mais maciça”, diz a analista.

A expectativa também é positiva na projeção para os próximos seis meses. Segundo a pesquisa, 99% dos entrevistados acreditam que o faturamento de suas empresas estará melhor ou igual ao atual.

Investimento

Para Luana, essa perspectiva favorável leva os comerciantes a investir em melhorias de seus estabelecimentos. “Um indicador disso é o fato de 77% dos empresários não terem demitido os funcionários contratados no final do ano passado e 11% afirmarem que pretendem aumentar o quadro de pessoal neste mês”, afirma.

Com as projeções do comércio em alta, quem deverá se dar bem é o consumidor. Nos próximos dias, será aberta a temporada de liquidações e promoções nas lojas, estratégia para atrair mais clientes e compensar os investimentos que deverão começar a ser feitos. De acordo com a pesquisa, apenas 8% dos entrevistados deverão aumentar os preços em relação ao mês passado.

“Esse momento será fundamental para quem for às compras, principalmente, aqueles que quiserem pagar à vista e no dinheiro. Terão oportunidade de negociar preços. Essa é a hora de gastar cautelosamente, com atenção às ofertas do varejo, para não cair na inadimplência”, afirma Luana.

Melhor desempenho

Em janeiro, os segmentos do comércio varejista com melhor desempenho de faturamento foram os de vestuário, calçados e artigos de viagem e eletroeletrônicos.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, 36% dos empresários ouvidos consideraram o faturamento igual, enquanto 31% avaliaram como melhor e outros 33%, como pior. 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por