Comércio aposta em promoções e descontos para aumentar vendas no Dia dos Namorados

Milson Veloso - Hoje em Dia
05/06/2013 às 12:41.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:51

Está chegando a data mais romântica do ano e, para aquecer as vendas no Dia dos Namorados, os comerciantes de BH fazem de tudo: colorem as vitrines, oferecem promoções, descontos, brindes... As estratégias para atrair a atenção do consumidor são variadas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio MG), divulgada nesta quarta-feira (5), mais de 77% dos empresários vão usar essas ações como tática para garantir bons negócios no período.

Em primeiro lugar estão os preços promocionais, que são a medida adotada por 42% dos lojistas. Em seguida, aparecem o investimento na visibilidade da loja (23%), a diversidade do mix de produtos (12%) e brindes para os clientes (10,9%).


Otimismo
 
Como resultado de todas essas estratégias, os comerciantes esperam vender mais em 2013 do que no mesmo período de 2012. Segundo o levantamento da Fecomércio, 54,2% dos entrevistados acreditam em um Dia dos Namorados melhor para as vendas neste ano.

O que motiva o consumidor a ir às compras é, principalmente, o apelo sentimental que a data tem, explica o economista Gabriel de Andrade Ivo. “A força emocional da data e os novos produtos são os principais fatores que levarão às compras no Dia dos Namorados. Contudo, o endividamento do consumidor e a inflação podem ser limitadores”, diz.


Valor do presente

No momento da compra, a expectativa de 33% dos empresários é de que os clientes gastem entre R$ 50 e R$ 100 para presentear os parceiros. O pagamento deve ser no cartão de crédito, parcelado, de acordo com 81% dos entrevistados. A data é a terceira mais importante para o varejo no Brasil, atrás do Natal e Dia das Mães.

Confira outros dados e a pesquisa na íntegra aqui.

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